Sensatez

Seguimos nossa Jornada de Valores 2020. O Valor da semana é Sensatez.

Sensatez, sensus ( latim) bom senso. Diante de uma situação difícil ou delicada, sensatez é atributo de quem é capaz de perceber, pensar e sentir o momento certo de manifestar-se seja por palavras, gestos ou ações.

A sensatez implica em não agir de forma intempestiva, ter noção até onde se pode ousar, se é ou não capaz de dar conta dos desdobramentos da sua ação ou posicionamento.

O bom senso nos mostra saídas possíveis para decisões conscientes, quando podemos reconhecer a gravidade, a urgência e os possíveis desenrolar dos acontecimentos. Cada situação traz em si uma pressão para a ação ou para a inação. Ser sensato é ser ponderado, cuidadoso ao lidar com essa pressão.

Sensatez é a busca por um equilíbrio  entre riscos e benefícios ao lidar com essas situações delicadas ou difíceis na vida.   Sem este valor em nossas vidas faríamos loucuras o tempo todo, tornando impossível a convivência saudável e até mesmo a sociedade civilizada. Quando vemos uma pessoa agindo assim de forma insensata dizemos: “que cara sem noção!”. Ou seja, sem conhecimento, sem percepção do que realmente está acontecendo à sua volta e do seu papel no dinamismos dos eventos.

Sensatez não se aprende nos livros. Há um que de intuição e experiência de vida para se ser sensato. Como diria Confúcio: “vivendo e aprendendo”.

E estamos vivendo um momento crítico hoje, mar2020, que exige de todos nós um falar e um agir onde a sensatez possa ser reconhecida e nossa manifestação faça sentido para todos.

E você? Como você está percebendo seu processo de pensar, sentir, intuir e agir com sensatez ao liderar sua equipe neste tempo de crise global?

 

Clientes

Fale conosco

Se você procura uma nova forma de perceber a liderança e as relações pessoais dentro da sua organização, fale conosco.

Solicitar um orçamento