Prudência

Seguimos nossa Jornada de Valores 2020. Hoje falaremos sobre Prudência.

Este valor está sempre presente no nosso dia a dia, mas nem sempre o reconhecemos, principalmente em situações corriqueiras e que não envolve lá muitos riscos. Por exemplo: indo para um compromisso, o trânsito mais lento do que de costume pelas obras no caminho, duas ou três alternativas à frente, lembrando do horário combinado, e não querendo chegar atrasada, pensamos “é melhor ir por aqui”. Feita uma ponderação, a prudência nos indica um caminho. Às vezes o caminho escolhido é até mais longo, mas é prudente ir por ele pois traz mais segurança de que alcançarei o objetivo: chegar na hora combinada.

Prudência não é licença para não agir, é pensar sobre os impactos do agir antes de agir. Tem a ver com discernir, evitar riscos desnecessários e erros evitáveis, e ponderar os riscos e benefícios de uma escolha em relação a algo que se quer alcançar. Prudência é um valor que demanda um objetivo legítimo e viável  a alcançar para então se pensar sobre o como chegar lá. Pode ser um objetivo simples e imediato como no exemplo acima, mas nem por isso menos importante, e pode ser uma ponderação mais complexa no caso de objetivos de longo prazo ou de alto impacto na maneira como estamos conduzindo nossa carreira, nossa vida, nossos relacionamentos. É prudente também reconhecer nossas limitações – humildade – e buscar amigos ou profissionais para conversar e melhor ponderar para então decidir.

Um dos provérbios que a minha mãe nos dizia era “tudo demais são sobras”. Prudência demais seria não parar nunca de ponderar, perder o foco avaliando alternativas e não sair do lugar. Falta de prudência é não pensar e cometer erros evitáveis. A gente sabe que isso aconteceu quando nos dizem: “cara, onde você estava com a cabeça quando fez isso?” É exatamente isso, esquece-se da “cabeça”, do saber pensar, e se age intempestivamente. Para agir, um outro valor vem em nosso socorro: a coragem de seguir adiante, apesar dos receios.

O convite: sabe aqueles planos que estão em suspenso? Olhe, escute, pense e SIGA!

Alba Torres

Consultora – Palestrante – Master Coaching

Clientes

Fale conosco

Se você procura uma nova forma de perceber a liderança e as relações pessoais dentro da sua organização, fale conosco.

Solicitar um orçamento