Entrelaços

Perseverança

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020, esta semana falaremos de Perseverança.

Para realizarmos algo, precisamos de clareza do propósito que nos impulsiona para fazer algo que importa e fazer parte de algo que importa, objetivos alinhados com este propósito, entusiasmo para dedicar-se e fazer a quantidade de esforços (ações) necessárias, e a perseverança, que é a capacidade de, voluntariamente, manter a constância dos esforços (ações) pelo tempo necessário para alcançar o objetivo desejado.

Dito de outra forma, o sucesso é resultado de um Pensar claro sobre o futuro desejado, um Sentir entusiasmo em trabalhar por esse futuro, e um Agir consistente – perseverança no continuar até chegar ao estado desejado.

Tem vezes que começar uma jornada por um objetivo é a parte mais fácil. Para se manter nos esforços necessários e superar obstáculos, a perseverança anda de mãos dadas com a resiliência. Muitas vezes, no entanto, não há obstáculos externos a serem superados e sim um longo tempo de caminhada até o objetivo final. Um forte obstáculo interno, ainda mais na sociedade atual, é nossa pressa de querer tudo para hoje, para já. Tem coisas que se resolvem rápidas, outras não. A vida pede tempo para realizar grandes coisas. Outro obstáculo interno é o pensamento negativo ou de apego ao que se renunciou para dedicar-se a tornar real a escolha feita. Sim, foi uma escolha. Se tiver que rever as escolhas, chame para seu lado a sensatez, não agindo de forma intempestiva, e sim consciente até onde pode ousar e ser capaz de dar conta dos desdobramentos da sua nova escolha.

Não confundir perseverança com teimosia. Perseverança é dedicação a realizar um objetivo que tem sentido, valor. Teimosia é seguir insistindo quando o sentido se perdeu no caminhar.

Essencial manter o foco no objetivo e na razão de sua importância, manter-se aberto para aprender e fazer de novo de um jeito diferente até dar certo.

Ser protagonista é também ser um eterno aprendiz de si.