Paciência

Seguimos em nossa Jornada de Valores 2020.  O valor de hoje é Paciência.

Paciência é a qualidade de quem sabe esperar o que tarda a chegar, com Serenidade. Outro valor que falaremos proximamente.

Paciência tem a ver com nossa relação com o tempo. Vivemos com a expectativa do imediato.  Algo como conta uma história de Nasrudin, personagem do folclore oriental que rezava: “Oh! Deus, dai-me paciência, já!”

A busca por resultados imediatos em tudo, na tecnologia, na carreira, na cura, no aprender,  prejudica nossa habilidade de discernir os tempos de ação e de inação.   estes tempos de pandemia, estamos sendo chamados para a prática da paciência para sabermos lidar com o tempo à disposição, com o que eu posso fazer e também paciência para lidar com as restrições, o que eu não posso, ou não devo, fazer.

Temos vivido de forma tão acelerada, correndo contra o tempo, sem pausas,  que enfraquecemos nossa capacidade de ser pacientes. Por quanto tempo esperar? Pelo tempo que for necessário. Quanto tempo é necessário? Depende. Paciência começa no saber avaliar o quanto minha  expectativa de agilidade é ou não razoável. Paciência não é desculpa para procrastinar. E lembrar também que agilidade não é pressa.

Paciência é também um atributo para o diálogo saudável, saber lidar com o tempo que eu e o outro necessitamos para articular e apresentar nossas ideias. Paciência para conversar com aquele que pensa diferente, escutar suspendendo julgamentos silenciosos ou interrupções ruidosas. Paciência para ouvir até o final.

Hoje, em tempos de isolamento e quarentena, a paciência é um pilar para sustentar  uma convivência saudável enquanto nos adaptamos e criamos novas rotinas para o que fazer com o tempo individual e o tempo comum. Paciência para ajustes frequentes. Quando chegarmos a uma rotina ideal, o tempo passou e vamos voltar às rotinas anteriores. Será? O mundo não será o mesmo depois dessa experiencia.  Vamos precisar de praticar paciência para desaprender e reaprender.

Como você está lidando como sua (im)paciência?

Um ensinamento popular e muito antigo sobre paciência ainda tem valor : “respire fundo e conte até 10, devagar!”

Alba Torres

Consultora, Master Coach, Palestrante

 

 

Clientes

Fale conosco

Se você procura uma nova forma de perceber a liderança e as relações pessoais dentro da sua organização, fale conosco.

Solicitar um orçamento