Integridade

Seguimos nossa Jornada de Valores 2020. O valor da semana é Integridade.

Integridade é Ser o que se diz que se é. É agir de acordo com sua carta de valores. Nesse agir coerente é possível reconhecer a si mesmo, ou reconhecer um outro em sua inteireza.

Integridade é ser o que se diz que se é, praticando a ação correta mesmo quando não tem ninguém olhando. É escolher não o caminho mais fácil ou conveniente, mas o caminho reto, o caminho do bem. Significa ser verdadeiro, ser autentico. Quanto mais eu sei quem eu sou, mais quero manter-me inteiro, íntegro.

Ser íntegro demanda, então, saber qual é sua carta de valores. O meu convite para você hoje é fazer esse reconhecimento de seus valores essenciais, que consciente ou inconscientemente, norteiam suas escolhas em todas as áreas da sua Roda da Vida.

São vários os caminhos possíveis para esse reconhecimento.  Um deles é respondendo este questionário de Valores Pessoais, online, fácil, gratuito, rápido. Se surgirem dúvidas, estou aqui. Entre em contato, ok? https://survey.valuescentre.com/survey.html?id=s1TAEQUStmx-pUIle-ma6Q

O relatório com a resposta é um apoio importante na jornada de autoconhecimento. No entanto, é preciso ir além de apenas dizer que tenho tal valor e ir buscar na própria história situações quando sua decisão foi orientada e sustentada por um ou mais desses valores, especificamente.

Nossas decisões no nosso cotidiano são oportunidades para uma reflexão e reconhecimento dos nossos valores essenciais. Um exemplo de uma singela situação: ao manobrar o carro no estacionamento do shopping, você inadvertidamente causa um dano, mesmo que leve, no veículo a seu lado. Ninguém viu. O que você faz? Releva dizendo para si mesmo que “foi quase nada” ou busca o segurança do shopping para chamar pelo proprietário do carro? Se você faz isso e ninguém aparece, o que você faz? Vai embora, justificando-se “bom, eu tentei”? Ou você deixa um bilhete pela fresta da janela ou no para-brisa com seu telefone, para que ele te ligue depois e resolvam? Qual a ação correta? A gente sabe, não é mesmo? E qual seria o valor “chamado” para esta situação e que direcionaria sua postura?

Outro caminho para escrever sua carta de valores é acessar nosso blog onde já publicamos reflexões sobre 35 valores diferentes, e suas inter-relações, e selecionar os 5 deles que você considera essenciais para conduzir sua vida: https://www.entrelacos.com.br/category/valores/ lembrando sempre de ir à sua realidade para confirmar sua prática dos valores selecionados.

No ambiente profissional, seus valores pessoais direcionam seu jeito próprio de agir que nutre relações com seus colegas, seus superiores, seus pares, sua equipe. Busque reconhecê-los e chamá-los para ajudar a tomar decisões. A Integridade é o valor essencial para uma Liderança por Valores.

Boas reflexões a todos!

Alba Torres – Consultora – Master Coach

Integridade é Ser o que se diz que se é.

Clientes

Fale conosco

Se você procura uma nova forma de perceber a liderança e as relações pessoais dentro da sua organização, fale conosco.

Solicitar um orçamento