Colaboração

Seguimos nossa Jornada de Valores 2020. O valor desta semana é Colaboração.

Colaboração é valorizar a ação conjunta para gerar valor. Colaboração sempre foi e, hoje mais do que nunca, é essencial para a solução de problemas cada vez mais complexos, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional.

Focando no ambiente profissional, colaboração é mais do que realizar tarefas juntos. É encontrar novas formas de resolver problemas eliminando suas recorrências e inovar quando a necessidade atual ou emergente é maior do que a efetividade das soluções existentes.

Importante lembrar que colaboração acontece dentro de uma equipe, dentro de grupos multidisciplinares e entre organizações. Independente dessas amplitudes de atuação, alguns elementos são importantes para sustentar uma cultura colaborativa. O principal deles é o reconhecimento de que, embora cada um dos atores represente uma entidade independente, somos mutuamente dependentes, ou seja, interdependentes. O efetivo reconhecimento dessa interdependência nem sempre acontece, por mais que possa parecer óbvio para alguns. É comum se encontrar distorções de compreensão como, por exemplo, acreditar que “estou colaborando já que estou fazendo bem feita a minha parte”. Isso é o básico. Isso é responsabilidade. Cada pessoa envolvida em uma ação conjunta, precisa estar disposta a ir além, a adotar uma nova forma de pensar, sentir e agir.

Resultante do reconhecimento da interdependência vem o sentimento de pertencimento a aquele grupo, que ativa a motivação e engajamento para a busca da excelência e alcance dos resultados desejados.

E assim se instala, presencial ou virtualmente, uma Comunidade de Aprendizagem, um ambiente de colaboração sem fronteiras, onde reina respeito e confiança, as pessoas sentem-se seguras, sem medos para expressar suas ideias, questionar certezas, compartilhar o saber e o não saber, aprender com os erros e acertos e a reconhecer a importância das contribuições de cada um para o valor gerado. Lembrar que aprendizagem é uma jornada contínua, demanda perseverança.

É essa a cultura de colaboração sem fronteiras que potencializa o desenvolvimento da autonomia, a expansão para um mindset de crescimento e desenvolvimento de novos líderes em todos os níveis. Como resultado se consegue a agilidade dos aprendizados que leva a ganhos individuais e coletivos de produtividade, aumentando e nutrindo o ambiente de inovação tão desejado e necessário.

O segredo para uma cultura de colaboração? Não esperem por ela. Forjem-na. Juntem-se para criar soluções extraordinárias nunca antes imaginadas.

Alba Torres – Consultora – Master Coach

Clientes

Fale conosco

Se você procura uma nova forma de perceber a liderança e as relações pessoais dentro da sua organização, fale conosco.

Solicitar um orçamento