Entrelaços

Celebração

Seguindo em nossa Jornada de Valores 2020, esta semana falaremos de Celebração.

Celebração é uma pausa para compartilhar alegrias.

Celebramos datas de eventos que marcaram nossa vida. Todos nós celebramos uma data muito especial: o dia quando toda essa jornada começou: o dia em que nascemos. Na data de nossa aniversário celebramos a vida, celebramos a conquista de termos feito mais um giro em torno do sol, e o início de uma nova rodada.

Celebramos a conquista de um estado emocional saudável ou de algo que agregou valor significativo em nossas vidas. Celebrar a conquista da saúde, celebrar a conquista do novo emprego, a abertura de sua primeira experiência no mundo do empreendedorismo, o primeiro cliente a quem pudemos ajudar, o centésimo, o milésimo cliente, a primeira viagem de aventura, a compra de seu cantinho para morar, o amor, o casamento, o primeiro filho, o segundo e por vai. Nós, que estamos lendo este artigo, somos privilegiados. O que não nos falta é motivo para celebrar.  Quando celebramos guardamos em nossa memória que aquilo é relevante para nossa sensação de plenitude na vida, e de que, durante a jornada, nos mantivemos na trilha do nosso propósito.

Ao celebrar estamos registrando em nossa memória que fomos capazes, que somos capazes de nos dedicarmos a algo e de encontrar o caminho para realizarmos aquilo que nos propusemos. Essas memórias são nutrientes para nossa motivação, para nossa coragem, para nossa autoconfiança de que conseguiremos lidar com as adversidades que surjam em nossa jornada.

Quando celebramos estamos reforçando em nós o significado daquele evento ou daquela conquista. A data em si não é o importante, mas sim o significado desse evento em nossas vidas, a contribuição que nos deu para a qualidade da nossa jornada.

Celebrar marca o progresso na nossa caminhada e também nos ajuda a sentir, a lembrar de sermos gratos, pois a jornada da vida é feita não apenas de lutas para superar adversidades como também de alegrias pelo crescimento, pelos aprendizados em todo o processo.  Lembrar só das dores e dificuldades pode tornar mais pesado o nosso caminhar. Celebrar traz leveza ao coração porque ativa nossa alegria. Celebrar é uma maneira de demonstrar gratidão à vida. Vale celebrar também não só as conquistas pelas quais fizemos esforços, mas também aquelas que a vida coloca de presente em nosso colo.

Nestes tempos atuais, todos os dias somos gratos por estarmos com saúde, com a família, por estarmos saudáveis para ajudar o outro. É uma celebração mais silenciosa.

Podemos até fazer pausas e celebrar sozinhos, mas o melhor mesmo é quando celebramos com a família, com amigos, com aqueles com quem nos importamos.

Nossa primeira frase aqui foi que celebração é uma pausa para compartilhar alegrias. Quando compartilhamos dores, elas ficam menores em nossos corações. Quando compartilhamos alegrias elas ficam maiores, mais presentes, e nossos corações ficam mais leves e mais confiantes.

É essencial estarmos prontos e abertos para também celebrar com alegria genuína as conquistas de nossos amigos, parentes e relacionamentos. Celebrar apenas as próprias conquistas nos tornaria arrogantes, nos faltaria humildade, e iria, passo a passo, nos distanciando de relações humanas saudáveis. Compartilhar alegrias fortalece os relacionamentos e também pode ativar no outro a memória de suas próprias capacidades e conquistas.

Celebrar as conquistas profissionais é igualmente importante. As conquistas numa organização são resultado de ações conjuntas. Para fortalecer as relações entre líder e liderados, na equipe, entre equipes, entre todos, é necessária, então, uma cultura de celebração, onde todos podem compartilhar a alegria de suas conquistas com todos. Quando celebramos juntos nossas conquistas, estamos demonstrando apreciação pelo outro, por ele estar aqui, fazendo parte da jornada junto com a gente.

Como você celebra seus momentos importantes na jornada de sua vida? O que você vai celebrar hoje? Com quem? Faça uma pausa e celebre!

Alba Torres

Consultora – Executive Coach