Entrelaços

Autonomia

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020, o valor desta semana é Autonomia.

Autonomia é a capacidade de dirigir a si mesmo, de fazer escolhas conscientes e de um agir coerente, assumindo responsabilidade pelos resultados e aprendendo com eles para melhores escolhas no futuro.  Ter autonomia significa ser capaz de experienciar esse ciclo por escolha e não por imposições.

Para isso é preciso ter clareza dos valores que nos levam a escolher nossas escolhas, sensatez ao avaliar possibilidades, coragem para assumir riscos e responsabilidades, e estarmos preparado para conduzir ações que concretizem o resultado desejado que levou à escolha feita.

Não confundir autonomia com rebeldia. Autonomia não é fazer o que me agrada, quando me agrada e/ou do jeito que me agrada, desconsiderando a realidade da interdependência entre os times e parcerias, a gestão de prioridades, os métodos, cronogramas e alocação de recursos. Estamos todos entrelaçados na teia da vida.

Seja na vida pessoal ou profissional, para ter autonomia é preciso saber, saber fazer, querer fazer e buscar o fazer excelente porque esta é responsabilidade e o compromisso assumido com nossa evolução possível.  No âmbito profissional, querer autonomia significa estar motivado a assumir responsabilidades. Essa motivação é resultado de um alinhamento do propósito e valores pessoais com a cultura organizacional que gera ambientes estimulantes para o desenvolvimento da maestria pessoal necessária para se dar conta das responsabilidades.

No ambiente profissional, a autonomia responsável demanda transformação de uma gestão fundamentada em comando, controle e micro gerenciamento para uma gestão de orquestramento da direção, estratégias e engajamento de todos, e de mudança do foco na responsabilidade pela tarefa para responsabilidade pelos resultados e pelas relações.

Tudo isso passa pela evolução pessoal, pelo buscar sua autonomia, buscar ser o ator principal de sua própria história. Como você está cuidando de sua relação com você mesmo para melhor cuidar das suas relações com outros?