Entrelaços

Os 4C´s da evolução da Cultura Organizacional

Uma organização é um Sistema Vivo, criado e sustentado por pessoas que, juntas, buscam realizar propósitos legítimos pelos quais vale a pena dedicar-se. Nessa jornada, são muitos os desafios para se alcançar um jeito de ser e agir – cultura organizacional – que leve ao destino desejado, de uma forma que assegure o crescimento de todos e longevidade da organização.  

Aprendemos que toda jornada tem, no mínimo, três elementos: onde queremos chegar, um ponto de partida e os caminhos possíveis. No mundo organizacional não é diferente. Para chegar a um resultado diferenciado, uma organização precisará promover, intencionalmente, mudanças na sua cultura atual – ponto de partida. Para isso, precisará mapear o estado atual para, com estas descobertas, tomar decisões quanto ao que precisa ser semeado e cuidado para manter esse sistema vivo saudável até a colheita dos resultados desejados, um ciclo após o outro, numa espiral de crescimento sustentável.

Mapeando o estado atual para assegurar-se que se está na trilha do sucesso, vários são os instrumentos para medir como estamos nos saindo. Estamos progredindo? Estamos usando todo nosso potencial?

Para promover a evolução da cultura organizacional os principais desafios são os 4C´s:[1]

Conscientização dos líderes quanto ao seu papel, responsabilidades e poder de influência como agentes da transformação;

Coerência entre o que é declarado e o que é praticado como compromisso de todos;

Compreensão dos impactos e interdependência do ecossistema para a atuação conjunta de todos;

Comunicação efetiva para o engajamento de todos no realinhamento para a Cultura desejada.

Assim, é fator crítico de sucesso um programa de preparação e suporte a todos os líderes da organização para que orientam por propósito, atuem de forma humanizada e coesa, inspirando a todos pelo exemplo.


[1] Síntese 4C´s desenvolvida por Alba Torres e Haydée Rodrigues

AUSHDAUHDHUASAUHASDUHHAUS