Entrelaços

Família

Família

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020 hoje trouxe a reflexão sobre o valor Família.

Levei algum tempo olhando para a tela em branco pensando sobre o que escrever. E nada me vinha à mente. Insistia em pensar sobre o assunto e… nada. Daí me dei conta que família não é algo fácil para discorrer ou para definir. Envolve tudo, é a célula da vida. Família é onde a gente chega, por diferentes caminhos, e aprendemos juntos as bases que precisamos para sermos verdadeiros seres humanos e para saber conviver com outras famílias e a natureza.  A Família é a escola da vida. Para mim, essas bases são os valores humanos.  Valores essenciais como o amor, integridade, respeito, gratidão, empatia, colaboração entre outros. Aprendi a importância dos valores em nossa vida na convivência com meus pais, tios, irmãos, irmãs, primos e primas e continuo aprendendo com a nova geração de sobrinhos, sobrinhos-netos e com as outras famílias que se entrelaçaram com a minha.  

Este ano fortaleceu em todos nós a importância da família para cada um de nós. Graças a tecnologia hoje é possível o contato frequente com a família distante fisicamente. Ao mesmo tempo que ameniza, aumenta a saudade ao compartilharmos post de bom dia e boa noite, aniversários, conquistas, preocupações, opiniões convergentes e divergentes, brincadeiras, concursos de ginástica, joguinhos, estórias que fazem rir, outras que emocionam até chorar, etc. Como os valores humanos permeiam essas trocas, tudo isso fortalece nossos vínculos. Aos meus pais, já falecidos, saudades, amor e gratidão. A toda a família que por aqui está,  espalhada pelo Brasil e até no exterior, saudade de todos. Amo vocês.

 A jornada de aprender a Ser Humano e a Conviver começa na família. O mapa da trilha são os valores.  Quais são os valores que sua família reconhece que os fortalece?