Entrelaços

Competência

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020, trazemos hoje a reflexão sobre Competência.

Competência como valor é o impulso interno que nos leva a buscar ser melhor a cada dia naquilo que nos comprometemos a fazer. Exige saber, querer fazer e o fazer em si. Ou dito de outra forma, exige o pensar, o sentir e o agir. Exige uma mentalidade de autoconfiança na capacidade de aprender e dedicação, já que competência não é algo que se adquira de um dia para o outro.

Tem uma história do folclore dos povos que ilustra bem esse processo.

“A pedra na mão

Um jovem, atraído por pedras preciosas e estando na idade de escolher uma profissão, decidiu tornar-se joalheiro. Dessa forma, foi à procura do mestre joalheiro para que o formasse.

O mestre, como primeira lição, colocou na mão do rapaz uma pedra de jade. Fechando-lhe a mão, disse:

– Fique com a mão fechada, assim, durante um ano e depois volte. O jovem voltou para casa indignado.

– Como é possível que um mestre me peça algo tão estúpido, tão difícil de fazer? Como alguém pode ficar com a mão fechada um ano? Isso só pode ser um capricho.

No entanto, passado o primeiro momento de cólera, o rapaz, secretamente intrigado, manteve a mão fechada, dia e noite, durante um ano. Ao final de um ano, voltou à casa do mestre. Abriu a mão e entregou a pedra ao mestre, perguntando.

– E agora, o que devo fazer?

– Eu vou colocar uma segunda pedra em sua mão e você ficará com ela durante um ano.

Desta vez, o jovem explodiu:

– Mais um ano com uma pedra na mão? Isso é absurdo!

Mas, enquanto ele esbravejava, o mestre colocou em sua mão uma outra pedra. Automaticamente o rapaz fechou a mão e, espantado, disse:

– Mas essa pedra não é jade!”

Um convite à reflexão: olhe suas mãos e lembre de quantas pedras precisou segurar e por quanto tempo para que hoje tenha essa “competência instantânea”. Resgate da memória a sua jornada e reconheça seus atributos de autoconfiança, perseverançazeloresiliênciapaciênciaresponsabilidadecelebre-se