Entrelaços

Clareza

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020 hoje trazemos a reflexão sobre Clareza.

Uma antiga história ilustra a importância de buscarmos a clareza em nossos projetos, em nossa vida.

O homem e a montanha

Um homem vivia perto de uma montanha e todo dia ele pensava: “Como seria escalar essa montanha e o que eu veria do topo?”

Finalmente chegou o dia e o homem iniciou sua jornada, Chegando ao pé da montanha ele encontrou seu primeiro viajante e lhe perguntou:

– Como você chegou ao topo da montanha e o que você viu desde o topo?

E o viajante compartilhou sua caminhada e também a vista que teve lá do alto.

Mas aí o homem ficou pensando: “este caminho que este viajante descreveu me parece muito exaustivo. Eu preciso encontrar outro caminho para escalar até o topo”.

Assim, ele continuou a caminhar ao pé da montanha. Até encontrar o próximo viajante. Novamente perguntou:

– Como você escalou essa montanha e o que você viu desde o topo?

E novamente o viajante compartilhou sua história.

Ainda sem ter conseguido decidir qual direção e caminho seguir, o homem perguntou a outros 30 viajantes. Quando terminou de conversar com todos eles, finalmente concluiu: “já que tantas pessoas compartilharam comigo seus caminhos e especialmente o que eles viram desde o topo, eu não preciso mais escalar essa montanha”.

É muito triste que este homem nunca seguiu sua jornada.

“Cada indivíduo necessita encontrar seu melhor caminho para subir a montanha. Há informações possíveis de serem compartilhadas com palavras, mas é impossível compartilhar a experiência de clareza quando você está lá, em pé, no alto da montanha. Para investir no esforço correto em escalar esta montanha, é preciso clareza. Quando você vê mais claramente, as interrelações tornam-se mais aparentes. Quando você vê com mais clareza não há necessidade de acreditar em alguém ou em alguma coisa. Ver com clareza significa que você pode distinguir para você mesmo qual a direção apropriada a seguir e que decisões tomar de maneira a fazer suas aspirações e objetivos começarem a tomar forma”.

Master Shi Heng Yi – https://www.youtube.com/watch?v=4-079YIasck

Convite à reflexão: qual a “montanha” que você está querendo escalar? Você tem clareza por que isso faz sentido para você, mesmo que não faça para ninguém mais? Você está disposto(a) a se informar com jornadas de outros, mas, sabendo que cada experiência é única, está pronto(a) a desenhar sua própria jornada, a perseverar e viver sua experiência com entusiasmo, aprendendo com ela? Há amor nessa jornada desenhada?

AUSHDAUHDHUASAUHASDUHHAUS