Entrelaços

Apreciação da Beleza

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020 trago hoje uma reflexão sobre a Apreciação da Beleza.

Podemos refletir sobre a beleza de diferentes perspectivas. Trago aqui a perspectiva inspirada na Psicologia Positiva, que nos fala que a Apreciação da Beleza e da Excelência é ver o melhor nas pessoas e coisas à nossa volta, é se encantar com a beleza em todos os domínios da vida, da natureza à arte, à matemática, à ciência e à experiência cotidiana. Beleza nos gestos que expressam os valores de cada um, como o amor, sustentabilidade, respeito, empatia. A lista é grande.

O Professor do MIT, Otto Scharmer, em seu livro/curso sobre a Teoria U nos lembra da imperiosa necessidade de nos reconectarmos conosco mesmos, com os outros e com a natureza. Lembrei então desse vídeo de Armand Amar e Levon Minassian com fotos do nosso planeta Terra ancoradas numa música de beleza indescritível.  

Este vídeo é um ativador dessa reconexão com a natureza e conosco mesmo, pois ao nos darmos de presente esse ”L´Instant présent” de entrega à apreciação dessa beleza única da natureza onde vivemos, fazemos contato com vários de nossos valores e sentimentos. Sim, estamos vivendo tempos difíceis, e por isso é tão importante alimentarmos essas reconexões para nos fortalecermos e podermos seguir adiante.  O vídeo para mim foi, é, uma inspiração para estar mais presente onde quer que esteja e, sem deixar de ver a realidade, estar atenta a buscar, reconhecer e apreciar a beleza que também está aqui, à minha volta, com gratidão.

Meu convite hoje é para você encontrar alguns minutos para se dar esse presente. Muito se tem falado ultimamente sobre autoconhecimento, self awareness. Este pode ser um exercício de fazer contato e descobrir o que esse L´instant présent ativa em você. Desfrutem!

AUSHDAUHDHUASAUHASDUHHAUS