Entrelaços

Zelo

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020, hoje vamos refletir sobre Zelo.

Zelo é ter consideração por alguém por quem você tem afeição.

Este alguém, por quem você tem zelo e afeição, começa por você mesmo. Você zela pelo seu bem-estar, pelo seu Ser. Este alguém também é o outro que faz parte do seu círculo próximo de convivência: amigos, família, colegas, liderados. Também é alguém que está um pouco mais distante da sua convivência, mas com quem você também se importa: seus vizinhos, a comunidade onde vive. Este alguém também é o outro ainda mais distante, que convive em outras comunidades, cidades, países, e com quem você também se importa.

E porque você se importa, você zela pelas pessoas e pelas relações saudáveis com elas. Você cuida para que, o que você diz e faz, seja uma demonstração de sua consideração e contributivo para uma convivência saudável e enriquecedora.

Esse cuidar do outro não significa, necessariamente, “protegê-lo” de dissabores ou perigos, mas sim, estar atento a quanto você, nesta convivência contribui para o bem-estar do outro, para incentivá-lo e apoiá-lo em experiências de aprendizagem e crescimento.

Quem pratica a Liderança por Valores zela para que as relações com e em sua equipe sejam nutridas por valores como o respeito, responsabilidade, colaboração, integridade, excelência, entre tantos outros. E o líder por valores demonstra seu zelo com sua equipe, por exemplo, pela prática de pausas regulares para diálogos significativos, onde a escuta com interesse genuíno fortalece as relações humanas e o clima de confiança, fundamentais para o engajamento e crescimento de todos.

Um convite: faça uma lista das pessoas com quem você se importa. Estejam próximas ou mais longe. Como você tem demonstrado seu zelo por elas?