Entrelaços

Generosidade

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020, esta semana o convite é para refletirmos sobre Generosidade.

Generosidade é a virtude de acrescentar algo positivo ao outro, contribuindo para tornar mais leve sua caminhada nesta jornada de vida. Quando a generosidade é um valor para nós, impulsiona nossa vontade de compartilhar. E não necessariamente coisas materiais. Generosidade também diz respeito a compartilhar nosso tempo, nossas ideias, nossos aprendizados, nosso conhecimento, estimulando trocas e ajudando a gerar novas visões das alternativas e soluções para as situações. Também é generosidade praticar a escuta afetiva quando o outro está sendo generoso conosco. Importante lembrar que cobrar generosidade do outro é falta de generosidade em si.

A importância da generosidade em nossas vidas já foi apontada desde muito tempo atrás. Um exemplo é a frase de um monge inglês, quatorze séculos atrás alertava:

Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que ensina; não perguntar o que não sabe. São Beda (673-735 d.C).

Ou seja: Há três caminhos para o sucesso: ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e perguntar o que não se sabe.

Uma liderança por valores cria um ambiente de trabalho que favorece essa generosidade entre as equipes, estimulando a colaboração e crescimento de todos, negócios e pessoas. Uma prática na cultura organizacional que leva a isso é a Comunidade de Aprendizagem que comentamos em nosso post Colaboração.

Fica o convite: vamos trilhar este caminho de sucesso?

Alba Torres -Consultora – Master Coach

AUSHDAUHDHUASAUHASDUHHAUS