Entrelaços

Entusiasmo

Seguindo nossa Jornada de Valores 2020, hoje falaremos sobre Entusiasmo.

É bastante divulgada a origem da palavra entusiasmo, vinda do grego e significando ter um Deus dentro de si, estar sendo inspirado por um Deus dentro de si.

Podemos então dizer que entusiasmo é ter dentro de si a inspiração que nos move a começar e a perseverar na transformação de algo para algo melhor? Implicaria, então, em ter um propósito, o qual realmente acreditamos que é relevante, legítimo e viável.  

Daí, me veio uma dúvida: o que vem primeiro, o propósito ou o entusiasmo?

Pensei: o propósito vem primeiro, daí que se um propósito não ativa meu entusiasmo, é prudente refletir mais sobre se esse é um propósito válido para mim. Logo em seguida pensei: não, o que vem primeiro é o entusiasmo, pois sem ele, eu não buscaria um propósito ou até nem estaria aberta para reconhecê-lo como crucialmente importante para mim.

Depois dessas reflexões, entusiasmo, para mim, passou a ser algo muito maior do que uma vontade de agir em prol de algo especifico. É uma força interna que me move ao longo da vida buscando não só transformar algo externo em algo melhor, como disse no começo deste texto, como também transformar a mim mesma nesse processo. O entusiasmo energiza, alimenta nosso vigor numa jornada de vida de contínuo aprendizado. Evolução. O que nos cabe é buscar como ativar essa chama interna que nos desperta e nos move. Se há entusiasmo, é porque as ações nas quais estamos engajados fazem sentido, estão conectadas a objetivos e que estes estão alinhados com nosso propósito.  

Um convite à reflexão: o que ativa seu entusiasmo? Isso está presente na sua vida?