Entrelaços

Respeito

Seguindo em nossa Jornada de Valores 2020, hoje trazemos para reflexão o valor Respeito.

Respeito tem a ver com a maneira como me relaciono comigo mesmo(a), com os outros e com a natureza.

Respeitar a Si é manter-se conectado com seus valores, suas necessidades de encontrar seu melhor jeito de ser e decidir pelos caminhos do bem aos quais vai entregar seu tempo e esforços para evoluir nessa jornada na vida.

Conquistamos o ser respeitado quando dessa nossa fonte interna sai um comportamento intencional em direção ao outro e que, por demonstrar nosso apreço, atenção e consideração por suas necessidades, prioridades e sentimentos, cultivamos uma relação de bem-estar mútuo.

Respeitar o Outro é tratá-lo de forma digna e assim, sermos capazes de criar laços que enobrecem mutuamente, mesmo com a presença de inúmeras diferenças que possam existir entre nós: genéticas, adquiridas, escolhas, opiniões. A condição para que esses laços nasçam e se fortaleçam é que o jeito de ser e o jeito de agir, meu e do outro, visem o bem-estar mútuo. Demonstramos respeito pelo outro quando conversamos para compreender de que forma o outro está buscando semear o bem no que diz e faz. E a partir desse ponto, podemos expressar, respeitosamente, nossa concordância ou não.

O Respeito à Natureza segue a mesma linha. É demonstrar apreço e consideração por suas necessidades. A natureza, assim como nós, precisa de tempo e cuidados para recuperar-se dos esforços de nos dar o que precisamos para continuarmos a jornada da vida. Respeito pela natureza é buscar compreender o ecossistema em que vivemos, termos gratidão pelas bençãos que nos traz, compreender seus limites e zelar para que as futuras gerações possam vir e viver.

Um convite à reflexão: o quanto meu jeito de agir é pleno de respeito por mim mesmo(a), pelos outros e pela natureza?

Alba Torres

Consultora – Palestrante – Master Coach