Entrelaços

Propósito

Seguindo em nossa Jornada de Valores 2020, hoje vamos falar sobre Propósito.

Ultimamente tem se falado muito sobre a importância de se ter um Propósito. E geralmente a pessoa se engaja nessa busca quando sente que algo está faltando em sua vida. Quando essa falta diz respeito a questões de natureza material, de sobrevivência, a busca imediata pela solução de sobrevivência nem sempre vem acompanhada da busca do propósito. Pode ser que sim, pode ser que não.

Ter um propósito claro demanda primeiro ter claro o que é propósito.

Um propósito é o que dá sentido às nossas escolhas, nossos objetivos, e nos guia pela vida a fora. É o propósito que nos impulsiona para fazer algo que importa e fazer parte de algo que importa.

Quando nosso propósito está claro e os objetivos estão alinhados, em vez de esforços para alcançá-los, o que há é dedicação incansável. Dedicação para conhecer o que precisa conhecer para fazer bem feito o que quer que tenha escolhido fazer. Dedicação para, aplicando o conhecimento adquirido, aprimorar habilidades ao longo do tempo e colocá-las a serviço do que importa.

O trabalho é um dos espaços onde nos expressamos no mundo. A realização profissional é mais consistente e durável quando a escolha da carreira e da forma de entregar seu trabalho ao mundo (como autônomo, empreendedor, empregado, servidor público) está alinhada com o propósito.

Buscar esse sentido para nossa vida vale a pena? Sim, nossa presença no mundo importa e podemos fazer a diferença transformando a nós mesmos para melhor (SER) e a sociedade onde vivemos – família, amigos, empresa, comunidade (CONVIVER). O propósito nos dá uma direção para o roteiro da nossa vida.

Um convite para todos: tem vários caminhos que nos levam a conhecer a nós mesmos e ao nosso propósito. Um dos passos essenciais é reconhecer nossos valores pessoais. Este assessment de valores pessoais (free) facilita o reconhecimento do nível de consciência e maturidade em que estamos, e os valores que estamos priorizando nesse momento de vida. E, assim, fazer contato com o que nos importa. Para fazer seu assessment clique aqui.

Outro convite: outra forma é ousar refletir e responder perguntas provocadoras e, depois, agir de acordo. Uma pergunta:

A que você é capaz de se dedicar, de forma incansável, sem precisar ser cobrado, e que contribui para dar sentido e qualidade à sua vida e à vida das pessoas à sua volta?

Alba Torres

Consultora – Executive Coach – Palestrante