Entrelaços

Prosperidade

Seguimos nossa Jornada de Valores 2020. O valor da semana é Prosperidade.

Venho seguindo a lista de valores publicada em nosso primeiro post. Quero confessar que nesta semana cheguei a pensar em alterar a sequencia inicialmente divulgada, que talvez Prosperidade não fosse a reflexão que precisaríamos fazer no momento atual. Repensei e aí cheguei à conclusão que sim, esta é uma boa reflexão para este momento que estamos vivendo.

É comum relacionar prosperidade com o ter bens materiais.  Mas prosperidade é muito mais do que isso. Prosperidade é um estado de ser e sentir-se contente e afortunado com o contínuo progresso que somos capazes de obter, e de manter, nas diversas áreas de nossa vida, não apenas no eixo bens materiais. Prosperidade envolve ter uma mente alerta e um coração aberto, confiante na nossa capacidade, individual e coletiva, de contribuir para o fluxo favorável das situações em nossas vidas. Trata-se da arte de sabermos possuir, de sabermos compartilhar, de deixarmos um legado, de sermos capazes de criar valor para nós mesmos, nossa família, para a comunidade onde vivemos e para a sociedade.

O momento atual está nos provocando a expandir nossa visão sobre a prosperidade para além do ser e ter individual. É preciso expandir para um ter e ser coletivo. Estamos vivendo isso hoje com a pandemia do coronavírus. Nem mesmo nações sustentam sua prosperidade sozinhas. Que desta crise surjam uma nova maneira das nações se relacionarem e cooperarem para a sustentação da vida. Dependemos uns dos outros. A vida é assim, sistemas interdependentes.  Demanda estarmos verdadeiramente conectados com o nosso bem-estar, o da nossa família,  da comunidade da qual fazemos parte, da Humanidade e da nossa casa, o Planeta Terra.

Estamos todos entrelaçados na teia da Vida. O que cada um de nós faz, importa!

E você?  Com que você se importa?

Alba Torres – Consultora – Master Coach