Entrelaços

Liderando na Adversidade

A Trama e a Urdidura – a metáfora

Para se fazer um tapete é preciso, antes de tudo, montar a urdidura, que é a estrutura de fios verticais firmemente amarrados em cima e embaixo. É sobre a urdidura que será tecida a trama, que é o desenho do tapete. Depois que o tapete está pronto vemos apenas a trama. A urdidura fica invisível por detrás dela.

O invisível é o que sustenta e mantém firme o tapete, portanto é o aspecto de rigor e de invariabilidade; o visível é o que permite mostrar a beleza do tapete, portanto é o aspecto de liberdade e variação.

Só é capaz de tecer sua própria trama com espontânea liberdade aquele que sabe respeitar a urdidura que a sustenta.

(história-ensinamento oriental)

Liderando na adversidade – a reflexão

Uma crise é um tempo de intensas dificuldades e perigos. Durante uma crise revelamos quem somos, tanto na maneira como a enfrentamos ao tomar pequenas e grandes decisões quanto na execução dessas decisões.

Em tempos de crise, mais do que nunca, é essencial nos conectarmos com nossa urdidura, nossos Valores. Eles são os fios que nos sustentam.

Dentre tantos fios, é momento de nos conectarmos com a Confiança de que, em nossas equipes, estamos todos fazendo o nosso melhor de forma responsável; conectarmos com nossa Resiliência lapidada ao longo de nossa experiencia de vida; conectarmos com a Empatia quando nosso olhar encontrar o olhar do outro  ao nosso lado e estar disponível para realmente escutar suas dores profissionais e dores emocionais; Espirito de família, na certeza de que juntos, sairemos desta crise mais fortes e ainda melhores seres humanos.

Cuidar de si é essencial.

O COVID-19 ataca nossa capacidade de respirar. É hora de fazermos uma pausa, de apenas 1 minuto de cada vez, para respirar conscientemente, sem pressa, prestando total atenção à sua inspiração e expiração, com gratidão por poder fazer isso plenamente e com intenção de cura para todos os seres humanos.

Alba Torres – Consultora – Master Coach