Entrelaços

Delicadeza

Seguimos nossa Jornada de Valores 2020. O valor da semana é Delicadeza.

Sutil como uma pluma é sentida mesmo sem o toque físico. Delicadeza é doar para alguém um olhar atento, um sorriso compreensivo, um gesto de leve presença, um falar palavras que enobrecem.

Para praticar a delicadeza com o outro primeiro precisamos praticá-la conosco mesmo. É sorrir para si mesmo diante de uma memória que surge do nada. É substituir palavras duras em nossos diálogos internos para que nosso discurso saia mais gentil.

O que dificulta a prática da delicadeza, no mundo atual, é a pressa. Correndo, damos um bom dia tipo “de passagem”, sem olhar para o outro, mecanicamente. Um “bom dia” pleno de delicadeza, para assim ser sentido, precisa da sua intenção de que o dia seja realmente bom para aquela pessoa ou pessoas. Delicadeza é conexão conosco mesmo, com o outro. É oferecer ajuda, por mais singela que seja, antes de ser solicitada.

É um gesto de delicadeza chegar alguns minutinhos antes da sua reunião começar para receber aqueles que estão ali para trocar ideias e buscar soluções. É finalizar sua reunião agradecendo pelas contribuições de todos.

A Delicadeza é sutil como uma pluma, mas faz toda a diferença no equilíbrio das relações humanas.

Ainda duvida? Veja o vídeo. Se sentir pressa, respire, relaxe, desfrute.

https://www.entrelacos.com.br/wp-content/uploads/2020/02/IN-Delicadeza-Mikio-Shioda-1.mp4

Alba Torres – Consultora – Master Coach