Entrelaços

PRESENÇA

Presença !  É mais do que estar fisicamente em algum lugar.

Presença é estar consciente de seu próprio estado interior, é estar consciente de que está aqui e agora. Não é um evento. É um estado de espírito. É quando estar aqui e agora faz todo o sentido. É estar onde se quer e onde se precisa estar, seja numa reunião de trabalho, seja num diálogo com amigos e familiares, seja brincando com seus filhos.  É uma íntima conexão consigo mesmo que faz fluir a conexão com os outros à sua volta, com o contexto.

Este estado é sentido suave e intensamente ao mesmo tempo, enquanto nada diferente ou super especial é percebido a partir de fora. É um encontro, uma pausa do tempo e do coração, uma percepção refinada do que é evidente e do que é sutil. A escuta do que é dito e do que não é dito.

Alguns benefícios do estado de presença são escolhas com mais verdade e que alimentam a dedicação e persistência, bem como a tranquila satisfação agora e depois.

Liderar por valores, ser um líder consciente, mais do que estar presente, é presença. E é a partir deste estado que pode exercer uma influência que contribui para nutrir um ambiente de trabalho onde todos também querem ser excelentes.

Algumas atividades tem em si a chamada para essa presença ou não se poderia realizá-las, como o esporte em geral, as artes, a dança. Não dá para dançar tango pensando na Bolsa de  Valores. Não dá para tomar decisões de alto risco pensando em dançar tango.  Não se distraia!

Algumas práticas intencionais que ajudam a desenvolver esse estado de presença:

  • prática do silêncio, uma breve pausa numa conversação, sem pressa de respostas, leva a um diálogo transformador;
  • a observação do que está à sua volta, do cheio e do vazio, mesmo num ambiente conhecido;
  • respiração consciente. Praticar todos os dias é condição para que esse estado aflore cada vez mais facilmente. Apenas um minuto cada vez.

Você tem um minuto?

Alba Torres

Consultora – Master Coach