Home › Metodologias de Aprendizagem

Metodologias de Aprendizagem

Nós realmente nos apropriamos dos aprendizados quando aplicamos o conhecimento adquirido para nos tornarmos melhores seres humanos e melhorarmos também a realidade em que vivemos.

Assim, assumimos o compromisso de que as jornadas de aprendizados que propricionamos aos nossos clientes serão pela experimentação, pelo aprender fazendo, e que  observam Três Princípios:

  • Aprendizado Integrado, que promove a expansão do ser, pensar, sentir e agir;
  • Aprendizado Dinâmico, que demanda participação, empodera e gera o movimento de ser colocado em prática de imediato;
  • Aprendizado Interdisciplinar  através de uma rede de conteúdos e práticas que se complementam.

As experiências propostas para consolidar os aprendizados são escolhidas em sintonia com os conceitos abordados na jornada específica e estimulam uma participação efetiva. Após a experiencia – que simula a realidade do participante – se procede a reflexões, realinhamentos  conceituais, visão de possibilidade de fazer melhor no dia a dia, trazendo para o participante a conscientização do quanto suas atitudes e comportamentos contribuem para os resultados que vem obtendo.

Todas as experiencias propostas respeitam os princípios essenciais da educação de adultos:

  • A capacidade da pessoa de responsabilizar-se pelo próprio desenvolvimento;
  • A valorização das suas experiências como recurso de aprendizagem;
  • A sua maturidade para aprender formas mais complexas de conduta e sua responsabilidade na mudança dessa conduta;
  • A necessidade de aplicação imediata do aprendizado;
  • E as orientações para a aprendizagem de maneiras mais assertivas para lidar com as situações desafiadoras da realidade que o cerca.

Avaliações da Aprendizagem e Resultados

Algumas avaliações podem ser disponibilizadas, conforme a natureza das jornadas de aprendizado, sua duração e objetivos:

REAÇÃO: avaliação  de satisfação com a ação de aprendizagem logo após sua realização, tabulada e entregue ao cliente, caso seja utilizado o nosso modelo;

APRENDIZAGEM: avaliação do conhecimento adquirido, da alteração da forma de perceber a realidade e melhoria das habilidades;

APLICABILIDADE: avaliação das mudanças efetivas e impactos constatados no dia a dia, com a prática efetiva das aprendizagens, com os projetos específicos definidos ao se trabalhar a rede de competências.

Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.
Provérbio Japonês